Ir para o conteúdo

Como manter fluxo de caixa positivo em seu condomínio.

Os fluxos de caixa são um meio de figurar e contabilizar todas as transações financeiras, especificações, valores exatos e quais as somas finais. Desta forma se tem um demonstrativo fiel de tudo que ocorreu em termos financeiros, podendo contextualizar em que situação o condomínio está, se os gastos aumentaram ou diminuíram, fazendo assim um balanço. Essas informações são essenciais para a prestação de contas, gerando o entendimento de todos sobre o destino do dinheiro condominial.

Uma gestão condominial de sucesso tem suas finanças em dia, por isso vale a pena ressaltar alguns pontos importantes para que isto aconteça de forma organizada e harmônica.

Procure bons prazos para pagar as contas 

Seu condomínio tem fornecedores? Negocie com eles o prazo das contas a pagar, tentando uma linha de credito que de deixe livre de muitos juros. Os prazos entre 60 e 90 dias são os mais comuns, e já ajudam bastante.

Tenha um bom software de gestão financeira e uma boa administradora condominial 

Existem serviços especializados que estão aptos a te dar o suporte necessário para o sucesso da sua gestão, otimizando tempo e trazendo mais facilidade para o dia a dia.

Calcule o fluxo de caixa diariamente

De acordo com os especialistas em finanças, o ideal é calcular o fluxo de caixa diariamente, já que os cálculos semanais ou quinzenais podem camuflar pequenas falhas e saldos negativos.

Fomente suas compras 

Evite fazer suas compras com um único fornecedor. É importante comparar preços, para ter a certeza de pagar taxas mais competitivas. Com um campo de pesquisa maior você ter a certeza de economia.

Crie um centro para os custos 

Criando centro de custos, fica muito mais fácil de ratear ou agrupar as despesas do condomínio. Dessa forma você tem mais controle facilitando a tomada decisões que podem influenciar no fluxo de caixa futuramente.

 

As despesas e receitas do condomínio devem ser monitoradas assiduamente, principalmente pelo síndico e ou administrador, então é trabalho do mesmo garantir a eficiência do uso desse recurso. E para que isso ocorra de forma harmônica a Attento Administração Condominial oferece os meios necessários para auxiliar e solucionar com primor a sua gestão.

 

 

 

Role para cima