Ir para o conteúdo

10 Dicas Para Ser Um Bom Síndico.

Um bom síndico sempre estará disposto a ir além de suas atribuições legais. E esse é o principal motivo que trouxe você ao nosso artigo. Para que a sua gestão possa superar as expectativas e atender, de forma completa, as necessidades dos condôminos, será preciso incluir em sua rotina algumas habilidades de inovação. Saiba quais são elas a partir deste momento!

1 – Conte com uma Administradora de Condomínios.

Vamos começar com a melhor dica para você ver como este conteúdo vale a pena.

 

Procurar por uma boa administradora especializada em gestão de condomínios, é o primeiro passo para aprimorar a sua rotina como síndico.

2 – Seja proativo.

Encontrar e executar as soluções antes mesmo de receber a queixa do problema, é o que chamamos de proatividade e altruísmo. E tenha a certeza de que são essas qualidades que mais se destacam em um síndico.

É importante ter percepção sobre a satisfação dos condôminos em relação aos serviços do condomínio, quais são as melhorias que eles precisam e todas as outras coisas que não estão sendo feitas, porém, que sejam necessárias.

3 – Crie ações para economizar mais.

Pesquise ações que resulte em economia para o condomínio. Uma ideia legal é verificar se existe um sistema de captação de água da chuva para utilizar em áreas comuns, por exemplo: para regar as plantas, lavar áreas comuns e para as descargas dos banheiros. Já pensou o quanto pode economizar se for mais criativo?

4 – Seja um Síndico Amigo.

O síndico é responsável pelas principais tarefas administrativas de um condomínio e, claro, isso lhe dá autoridade para manter a ordem e a boa convivência no local. Mas, recomendamos que tenha cuidado para não acabar fazendo o papel de um síndico “linha dura”.

Seja amigável e comunique-se com os condôminos, esteja aberto a ideias e tome decisões que serão boas para todos. Assim, será mais fácil obter a aceitação das pessoas, até mesmo quando tocar em algum assunto muito sério.

 

Ah! A comunicação é tudo, até mesmo nos avisos sobre reuniões, balancetes e outros. Mas já pensou como um aplicativo pode te aproximar dos condôminos sem muita dor de cabeça? Clique aqui e saiba mais!

5 – Cuide bem dos serviços terceirizados.

Os colaboradores terceirizados também são pessoas importantes que zelam pelo bem-estar dos condôminos. Por isso, é necessário acompanhar de perto cada um deles e cuidar para que o pagamento nunca atrase. Além disso, ofereça treinamento para a sua equipe, principalmente sobre como agir em emergência. Um time bem orientado, é sucesso na certa!

6 – Atualize seus conhecimentos.

De tempos em tempos, as legislações mudam. E para ser um bom síndico é preciso atualizar seus conhecimentos sobre tendências na gestão condominial.

Além de estar apto para exercer a função, gerenciar e administrar questões da área, você poderá repassar e motivar o conselho a fazer o mesmo, afinal, eles também são importantes nas tomadas de decisões.

7 – Tenha tudo sob controle.

Saber tudo sobre o condomínio, faz parte do rol de tarefas de um síndico. E para manter tudo sob o devido controle, é fundamental ser organizado. Seja com as contas, inventários, registros, atas, orçamentos, manutenções, projetos e outros, cheque se as tarefas estão sendo executadas dentro do prazo e se os pagamentos estão em dia.

8 – Seja exemplar.

Um síndico que age com transparência, profissionalismo e coerência, tem tudo para fazer a gestão alcançar 100% das metas. Busque sempre a qualidade nas práticas condominiais, no tratamento com os colaboradores e condôminos e em tudo que envolva a sua gestão.

9 – Saiba lidar com os conflitos.

Todo condomínio tem conflitos internos entre moradores, funcionários e dentro da própria gestão. Mas você, sendo síndico, é encarregado de buscar soluções e amenizar os ânimos entre todos. Seja imparcial, priorizando a bom relacionamento para o sucesso da sia gestão.

10 – Use a tecnologia a seu favor.

Hoje, a tecnologia está em todo canto e, por que não pode ser aplicada na sua administração também? Saiba que você pode ter tudo automatizado e acessar dados sem ter que lidar com toda papelada.

A Attento é uma administradora de condomínios ideal para colaborar com a rotina dos síndicos. Conheça os nossos serviços e receba uma proposta!

Role para cima