Ir para o conteúdo

Dicas sobre procedimentos de mudança aos novos moradores e locatários

Mudanca

Se você é um gestor de condomínio ou síndico, fique atento aos procedimentos de mudanças de novos moradores e locatários.  

Saiba que existem regras de mudanças indispensáveis e cuidados que não podem passar despercebidos, como horários de mudança, agendamento, cumprimento de regras, autorização, responsabilidades e cuidados. 

Quer saber mais sobre como implementar os procedimentos de mudanças no seu condomínio? Então, continue lendo o nosso artigo! 

5 dicas para o procedimento de mudanças 

1) Informe sobre os horários permitidos para mudança 

Entre os principais procedimentos de mudanças está informar aos novos moradores os horários permitidos para mudanças no condomínio.  

O ideal é informá-los previamente, seja por mensagem por aplicativos, murais, regimento interno ou e-mail.  

De maneira geral, os condomínios permitem a realização de mudança de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 18:00 e, nos sábados, das 08:00 às 14:00.  

Normalmente, aos domingos as mudanças não são autorizadas pelo síndico ou pelos gestores do empreendimento residencial, para não interferir no descanso dos moradores. 

Assim, para que ela possa ser autorizada, o novo morador deverá solicitar uma autorização específica, justificando o horário, dia e necessidades. 

2) Solicite um agendamento prévio 

Outro procedimento de mudanças indispensável, é o agendamento prévio junto à administração do condomínio ou diretamente com o síndico.  

Esse cuidado é importante para manter a organização do condomínio e não ocorrer mais de uma mudança, comprometendo, assim, a rotina do local, além de evitar sobrecarga no elevador e desconforto para os demais moradores. 

Por isso, crie um canal de contato para que os novos moradores ou locatários possam agendar o dia e o horário para a realização da mudança. 

3) Estabeleça a responsabilidade sobre danos 

Ao elaborar o documento de procedimento de mudanças, inclua também a responsabilidade sobre os possíveis danos durante a mudança nas áreas comuns, como elevadores ou corredores.  

Lembre-se que essa responsabilidade é do morador, que deve custear todos os reparos necessários.  

4) Exija um responsável pela mudança 

Em caso de locação do imóvel, é importante que o proprietário ou uma pessoa seja designada para acompanhar todo o processo de mudança. Esse cuidado é importante para a mudança ocorrer adequadamente.  

Enviar o regime interno do condomínio 

Dentre os procedimentos de mudança, é importante que seja enviado ao novo morador o regime interno do condomínio para que ele tenha ciência das regras e da rotina do local. 

5) Quais os cuidados necessários do condomínio para as mudanças? 

Dentre os principais cuidados e orientações, estão: 

  • Coloque uma proteção no elevador para evitar danos ao equipamento;
  • Designar um funcionário para acompanhar o fluxo de veículos durante a mudança;
  • Orientar o zelador sobre a limpeza da área usada para a mudança;
  • Fazer o registro dos dados dos envolvidos na mudança;
  • Faça o cadastro dos novos moradores.

 

Com as nossas dicas sobre os principais procedimentos de mudança ficou mais fácil definir regras, não é mesmo?

Gostou do tema? Continue acompanhando o nosso blog, pois aqui você encontra dicas e orientações para locatários, locadores, gestores de condomínios e síndicos.

Aproveite e conheça mais a Attento Administradora Condominial!

Role para cima