Ir para o conteúdo
Assembleia de condomínio virtual

A pandemia da Covid-19 apresentou diversas dificuldades para a sociedade, em especial os condomínios, que passaram a utilizar cada vez mais de ferramentas digitais para manter a realização de suas atividades. 

Assim, dentre as mudanças necessárias, a realização de assembleias virtuais veio como uma mudança que deve ser mantida entre os condomínios por suas facilidades e vantagens apresentadas. 

No entanto, a assembleia virtual de condomínio exige o cumprimento de alguns procedimentos para que seja válida. 

Neste artigo, nós vamos te apresentar os benefícios deste modelo e mostrar o passo a passo necessário para organizar uma assembleia virtual. 

Aproveite o conteúdo e boa leitura! 

Quais os benefícios da assembleia virtual de condomínio? 

A realização de assembleias condominiais já era uma prática rotineira entre síndicos. E com a necessidade do isolamento social e demais práticas de proteção contra o coronavírus, algumas mudanças precisaram ser feitas. 

E assim nasceu a assembleia virtual de condomínio. 

No entanto, a prática ainda não possuía validade legal, visto que a legislação ainda não previa situações como esta. E em janeiro de 2022, foi aprovada a lei n° 548/2019, que permite a realização de assembleias virtuais de condomínios. 

Dessa forma, a assembleia virtual de condomínio — que nada mais é do que uma assembleia comum, porém realizada através de ferramentas digitais — foi legalizada e pode ser feita pelos condomínios com validade legal. 

Este formato apresentou diversos benefícios tanto para os condôminos quanto para o próprio síndico, que passaram a desfrutar de uma melhor organização e condução do processo, além de não ser necessária a presença física. 

Assim, dentre os benefícios apresentados por este modelo, estão: 

  • Maior agilidade na realização de debates e apresentações de resultados; 
  • Inexistência da limitação geográfica;
  • Ação com menor exigência de recursos e gastos com deslocamento e energia;
  • Menos aglomerações e tumultos;
  • Melhor organização de horários. 

Além disso, uma das grandes vantagens da assembleia virtual de condomínio é a possibilidade de que mais pessoas possam participar do momento. 

Durante as reuniões presenciais, é comum que as pessoas tenham dificuldades em encontrar disponibilidade de agenda para participar do momento. 

Mas com o uso da tecnologia, que aqui estará integrando pessoas, os condôminos poderão participar da assembleia em qualquer lugar e a qualquer momento. Basta apenas acessar o link da assembleia pelo celular e acompanhar os debates de onde estiver. 

Desse modo, o síndico poderá contar com uma maior adesão de moradores e as pessoas poderão acompanhar com maior facilidade as propostas de mudanças e melhorias no condomínio. 

Como organizar uma assembleia virtual de condomínio 

Agora que você já conheceu os benefícios da assembleia virtual de condomínio, chegou o momento de aprender como ela funciona. 

O primeiro passo é entender que este modelo de assembleia difere do tradicional apenas no formato de realização. Assim, os mesmos procedimentos obrigatórios devem ser cumpridos para que a validade seja atestada. 

Aqui, nós vamos te mostrar alguns processos que devem ser feitos com o objetivo de validar o formato virtual. 

Convoque com antecedência 

O primeiro passo é realizar a convocação dos participantes com antecedência. 

Essa já era uma prática comum. Porém, o diferencial está no fato de que, além de convocar, o síndico deverá explicar como todo o processo irá funcionar, qual a ferramenta e como ela pode ser utilizada pelos participantes. 

Além de agilizar a assembleia, isso vai fazer com que os condôminos tenham menores dificuldades com o uso da ferramenta e possam participar do momento da melhor forma. 

Recolha a assinatura eletrônica dos participantes 

Outro ponto essencial a ser feito, é o recolhimento da assinatura eletrônica dos participantes. 

Por mais que a assembleia virtual de condomínio seja gravada e que a presença dos condôminos seja comprovada por outros meios, o recolhimento das assinaturas é a prova legal de que as pessoas estavam presentes. 

Assim, você poderá utilizar alguns recursos, como: 

  • Certificado digital;
  • Autenticação de IP;
  • Sistema criptografado.  

Selecione uma plataforma confiável 

É comum que algumas pessoas optem pelo uso de plataformas e processos simplificados, como a realização de uma vídeo-chamada através do WhatsApp. 

No entanto, esses modelos não apresentam a segurança, estabilidade e recursos necessários para fazer a assembleia virtual de condomínio acontecer da melhor maneira, como o Attento Condomínios. 

Por isso, o melhor é escolher ferramentas específicas para a realização de reuniões online. 

Como você percebeu, a assembleia virtual de condomínio veio como uma estratégia para facilitar o processo tanto para condôminos quanto para síndicos. 

Porém, é comum que algumas dúvidas apareçam durante a execução. E a Attento pode te ajudar nisso! 

Acesse o nossos site e conheça os nossos serviços! 

Role para cima