Ir para o conteúdo

Poluição, desastres naturais, extinção de animais e limitação da qualidade de vida humana são exemplos das consequências da relação da raça humana com a natureza. Com extensas e ininterruptas explorações, a recuperação da natureza tornou-se cada vez mais lenta. Quando, nos piores casos, inexistente. Para começar a dar um retorno na situação, é extremamente importante que pessoas e empresas adotem a campanha pessoal de ser sustentável. 

 

Neste artigo, a Attento explicará a importância de levar o assunto para o condomínio. Ficou curioso? Continue a leitura!

 

Antes de tudo, entenda a campanha para ser sustentável 

O que é?

Avaliar as atitudes diárias e apontar tudo o que pode ser mudado em relação à natureza é a ação principal daquele que deseja ser sustentável. O tema sustentabilidade ecológica surgiu em um período do século passado, mais precisamente nos anos 70, quando toda a exploração de recursos naturais começou a afetar fisicamente a vida, também, dos humanos. 

Onde está?

Você já deve ter ouvido falar em efeito estufa, poluição, extinção, incêndio florestal, aumento de temperatura, seca, inflação dos preços do mercado, água poluída, etc. Estes e outros efeitos negativos da vida na Terra são oriundos da falta de sustentabilidade ecológica. E ela não precisa estar apenas nas grandes empresas – que, consequentemente, mais geram prejuízos. As atitudes individuais do dia a dia devem sempre seguir o caminho do ser sustentável (conheça ao longo do artigo).

Benefícios

  • Preservação do meio ambiente;
  • redução de custos de energia;
  • garantia de qualidade de vida para esta e próximas gerações;
  • educação ambiental no dia a dia;
  • desenvolvimento social.

 

5 maneiras para o condomínio ser sustentável 

 

Economia diária

Avalie como é o seu uso de água e energia. Não só para fins de redução de custos, mas a utilização em excesso pode gerar prejuízos para a natureza. Principalmente em condomínios, a campanha do ser sustentável deve-se começar dentro de cada apartamento. Outra atitude assertiva é evitar plástico e realizar manutenção periódica de possíveis vazamentos.

Coleta seletiva

Coleta seletiva é uma atitude para o condomínio ser sustentável, pois além de descartar o lixo de forma higiênica, separa os materiais próprios para reciclagem. Casas de frutas e ovos, óleo de cozinha e outros materiais podem ganhar outro destino. Afinal, lixo não administrado gera custos altos e menos qualidade de vida.

Iluminação natural

Áreas comuns do condomínio, bem como os próprios apartamentos, podem ter em seu projeto a utilização de tintas de cores mais claras e janelas mais amplas. Isso contribui para a incidência de luz natural durante boa parte do dia. Gera economia, integração com a natureza e menos demanda para a rede de energia. Isso é uma atitude para ser sustentável!

Armazenamento de água

Controlar o uso de água já foi pauta neste artigo anteriormente. Agora, armazenar água da chuva também pode ser uma medida do condomínio que deseja ser sustentável. O líquido deve ser armazenado em caixas/tambores próprios para isso, tratado e posteriormente utilizado para limpeza, plantas, vaso sanitário, etc. 

Jardim

Por falar em planta, o seu condomínio possui um espaço verde? Tanto para o jardim quanto para uma horta coletiva? Essa medida é fortemente para ser sustentável. Opte por plantas que demandam menos água, desde que sejam típicas da região. 

Conscientização 

Espalhe a informação! Para o síndico, é interessante rever, também, maneiras de digitalizar a conscientização. Afinal, não cabe abordar o assunto do ser sustentável espalhando folhas de papel em cada andar, certo? Transcreva o pedido para os grupos de mensagem e assembleias. É importante que famílias recebam cartilhas de bom uso da áreas comuns 

 

Por exemplo: ensinar que no elevador não se deve apertar todos os botões. Isso geraria gastos exacerbados de energia para cada um e para a natureza em grande escala. Ou que a lâmpada (mesmo de LED) não precisa estar acesa quando há forte iluminação natural. Ou o tempo de banho. A frequência de limpeza do espaço, etc. São pequenas conversas diárias que fazem a grande diferença na hora de ser sustentável.

 

A Attento ajuda na gerência condominial!

Todo o auxílio para a gestão condominial, tanto financeiro quanto pessoal, ou até mesmo o canal entre moradores e síndico, a Attento pode ajudar. Conheça já nossos produtos e serviços feitos para condomínios. Nossos profissionais são especializados em planejamento financeiro, cobranças, gestão estratégica para o administrativo e financeiro, e muito mais!

 

Em nosso site, conheça nossa história e tire outras dúvidas lendo o Blog da Attento e a página de Perguntas e Respostas.

 

Entre já em contato e solicite um orçamento conosco! 

Role para cima