Ir para o conteúdo

Condomínios: manutenção preventiva para época de chuvas

Homem mover em uniforme fazendo anotações na prancheta attento administracao de condominios

Você já começou a planejar a manutenção preventiva no seu condomínio? Saiba que, quanto antes iniciar as ações preventivas, menores são as chances do seu condomínio sofrer estragos, principalmente na temporada de chuvas.

Nesse sentido, é bom verificar diversas áreas do residencial, incluindo a parte hidráulica, calhas e rufos, SPDA, telhados, ralos, bueiros de águas pluviais e por aí vai. 

Para não deixar nenhum item passar, confira um checklist completo que preparamos com tudo que precisa ser feito antes das chuvas de verão também chegarem. Confira!

Qual a importância da manutenção preventiva no seu condomínio? 

O verão no hemisfério sul é sempre marcado por chuvas fortes e temporais que causam estragos em diversas regiões do Brasil, comprometendo, inclusive, a estrutura de casas e edifícios.   

Dessa forma, realizar um check-up geral de toda a estrutura do seu condomínio é importante para evitar que problemas típicos dessa época ocorram e gerem muita dor de cabeça.  

Por isso, síndicos e administradores de condomínio devem se antecipar e fazer uma análise minuciosa sobre toda a estrutura dos prédios.  

Checklist com os principais cuidados para a temporada de chuvas 

Quer evitar transtornos, prejuízos físicos e financeiros na temporada de chuvas? Então, confira esse checklist completo de manutenção preventiva com os cuidados essenciais antes das chuvas chegarem. 

Telhados e calhas 

O primeiro cuidado da nossa lista é a verificação do estado de conservação de telhados e calhas dos edifícios, se há goteiras, telhas quebradas ou calhas entupidas por folhas ou sujeira.  

Ralos em áreas comuns 

Outro ponto que não pode passar despercebido na manutenção preventiva do seu condomínio são os ralos em áreas comuns, principalmente os externos, verifique locais como garagens subterrâneas, que são propícios para alagamento.  

Sistema elétrico 

Ao analisar os sistemas elétricos do condomínio, dê atenção especial aos pára-raios que, inclusive, são itens obrigatórios em qualquer edifício com mais de oito metros de altura.  

Observe se o sistema está instalado no ponto correto, que é na parte mais alta do prédio. Verifique ainda as condições dos suportes, conexões e aterramento. 

Caso o condomínio tenha gerador de energia, recomenda-se a realização de testes antes do período de chuvas. 

Árvores e arbustos 

Não deixe de verificar também as árvores e arbustos. Caso observe algum dano da sua estrutura, suspeitar de risco de queda. Atente-se também aos galhos próximos às fiações, acione a prefeitura para a realização de podas.  

Sistema de  iluminação de emergência 

Ao fazer a manutenção preventiva dos edifícios, certifique-se de que o sistema de iluminação de emergência está em pleno funcionamento.  

Faça a revisão de lâmpadas e veja se as baterias estão com a vida útil adequada, caso contrário, é necessário fazer a troca. 

Manutenção preventiva: cuidados adicionais 

  • Revisar quadros de elétrica; 
  • Conferir as bombas que retiram a água do prédio; 
  • Limpeza do poço do elevador; 
  • Verificar os portões e o sistema elétrico/eletrônico; 
  • Limpar a tubulação de água de chuva e esgoto, drenos nos jardins e caixas de esgoto no térreo. 

Cuidados pós-chuvas 

  • Após cada chuva forte, é importante fazer uma varredura se há água acumulada nas áreas comuns, vasos de plantas e nos brinquedos do parquinho; 
  • Peças aos pais para não deixarem as crianças brincarem em áreas molhadas ou durante as chuvas, principalmente nas áreas comuns e no playground. 

 Dessa forma, com todos esses cuidados e com uma manutenção preventiva eficiente, certamente, seu condomínio estará protegido de chuvas fortes e temporais. Comece o quanto antes a verificar todos esses pontos.  

E para proteger a gestão do seu condomínio, conte com a Attento. Acesse o site ou ligue para saber como podemos atender às necessidades do seu condomínio.   

Role para cima