Ir para o conteúdo

Setembro Amarelo: a importância da conscientização em condomínios

setembro amarelo - laço amarelo

Setembro é um mês que, além de afastar os dias frios e anunciar a primavera, também é um período marcado pelo Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização contra o suicídio. 

O objetivo da iniciativa é abordar amplamente esse tema junto à população e buscar uma maior conscientização sobre esse grave problema de saúde pública, além de apresentar as formas de evitá-lo. 

Se você é um gestor de condomínio e síndico, é importante levar essa temática para dentro dos muros do residencial. Quer saber como fazer isso? Vem com a gente! 

Por que o Setembro Amarelo é tão importante? 

Você sabia que a cada 40 segundos uma pessoa morre de suicídio no mundo? Isso mesmo! Esses dados, inclusive, fazem parte de um levantamento da OMS (Organização Mundial de Saúde. 

Além disso, outro levantamento feito pelo psiquiatra Humberto Müller revela que há cerca de 16 milhões de tentativas por ano em todo planeta. No Brasil, segundo o estudo feito pelo profissional, um suicídio acontece no Brasil a cada 45 minutos.  

Diante desses dados alarmantes, é fácil entender o porquê essa campanha é tão importante não somente no Brasil, mas em todo o mundo.  

Lembre-se que entender que o suicídio é uma triste realidade na nossa sociedade e como ele afeta a vida das pessoas nos ajuda a compreender como podemos reduzir esses índices tão preocupantes e ajudar o próximo, sempre que possível.  

Como falar sobre suicídio em um condomínio? 

Mesmo sendo um assunto delicado, saiba que você, enquanto gestor de condomínio ou síndico, pode abordar esse tema de um jeito leve, mas efetivo no dia a dia. 

Vem com a gente e confira algumas dicas de como inserir a Campanha Setembro Amarelo nas rotinas condominiais! 

Utilize o lacinho da campanha 

Você sabia que a campanha Setembro Amarelo utiliza um laço como símbolo? Ele é semelhante com o utilizado nas campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. 

A nossa dica é usar a mesma proposta durante todo o mês de setembro. Entregue laços para os condôminos e lembre cada morador sobre a importância da campanha de conscientização contra o suicídio. 

Você também pode deixar folhetos sobre a campanha na recepção do condomínio. 

Invista em folhetos e cartazes 

Além dos lencinhos, você pode confeccionar folhetos e cartazes e espalhar por todos os espaços do condomínio falando sobre a campanha, mas alertando também sobre os sintomas de depressão que, muitas vezes, desencadeiam pensamentos suicidas. 

Nesses cartazes e folhetos, lembre-se de divulgar telefones de instituições, como o CVV (Centro de Valorização da Vida), que acolhe pessoas em momentos de desespero.  

Os contatos são os seguintes: 

  1. Chat online no site https://www.cvv.org.br/; 
  1. Ligação telefônico no 188, disponível 24h por dia.  

Mantenha uma campanha ativa no condomínio 

Normalmente, a depressão é um dos primeiros sinais que podem desencadear pensamentos suicidas, como mencionamos acima. 

Nesse sentido, é sempre bom manter uma campanha ativa ao longo do ano para, assim, incentivar as pessoas que passam por esse quadro a procurarem ajuda. 

Divulgue os contatos do CVV (centro de valorização da vida) nos grupos de WhatsApp e em folhetos na recepção.   

Ao observar sinais de depressão em familiares ou moradores do condomínio, ofereça suporte emocional, mantenha uma escuta ativa e incentive-o a procurar ajuda profissional. 

Gostou do nosso artigo? 

Então continue nos acompanhando por aqui, pois trazemos sempre assuntos relevantes sobre gestão de condomínios.

Role para cima