Ir para o conteúdo

Contratação de terceirizados para condomínios: o que avaliar?

Contratação de terceirizados

A contratação de terceirizados para condomínios já é uma prática comum e bastante vantajosa. Afinal, os profissionais e empresas terceirizados podem oferecer produtos e serviços com menores custos e maior nível de especialização em comparação a outros modelos de contrato. 

No entanto, para que esta prática possa oferecer os melhores benefícios para o condomínio, é preciso que o síndico esteja atento a alguns pontos essenciais antes de firmar o contrato com o profissional ou a empresa. 

E para te ajudar a entender o que precisa ser avaliado antes da realização da contratação, nós preparamos um conteúdo com os principais pontos para te ajudar.  

Aproveite o material e boa leitura! 

Como funciona o processo de contratação de terceirizados? 

A Lei 13.429/17, também conhecida como “Lei das Terceirizações” surgiu como uma forma de regularizar as relações que envolvem a contratação de pessoal terceirizado, sendo uma forma de beneficiar tanto o contratado como a contratante, assegurando os direitos e obrigações de cada parte. 

O processo de contratação de terceirizados passou a ser realizado de forma mais segura, especialmente para os condomínios que lidam com um maior fluxo de pessoas e contratos. 

Porém, para que a negociação e a prestação do serviço seja feita da melhor forma, os síndicos devem manter a atenção a alguns pontos essenciais durante a etapa de pesquisa de empresas e profissionais que possam atender à necessidade do condomínio. 

Dessa forma, o ideal é que o processo de contratação siga as etapas a seguir: 

  • Seleção: todas as atividades que servem para definir os critérios de avaliação e requisitos básicos para que um fornecedor possa fazer parte da empresa; 
  • Homologação: aqui os candidatos deverão ser avaliados e verificado se os profissionais ou empresas prestadores de serviço atendem aos requisitos definidos na etapa de seleção; 
  • Contratação: sendo verificado que o candidato poderá ser prestador de serviço do condomínio, o contrato poderá ser firmado; 
  • Avaliação: mesmo após a contratação, é importante que o síndico realize ciclos de avaliação de desempenho e pesquisas de satisfação com os condôminos para verificar se o candidato selecionado está realizando um serviço de qualidade. 

Assim, para que todas estas etapas funcionem da melhor maneira, o síndico deverá saber o que e como avaliar os principais pontos antes de realizar a contratação. 

O que avaliar na contratação de terceirizados? 

Cada caso vai exigir que o síndico avalie alguns pontos específicos. 

Aqui, nós iremos apresentar os quatro aspectos mais comuns a serem verificados antes de realizar qualquer contratação para o condomínio. 

Reputação 

Um dos principais pontos é realizar uma pesquisa sobre a reputação dos candidatos. Assim, o síndico deverá buscar entender qual o nível de experiência do prestador de serviço, quem foram os seus clientes e qual a satisfação com o serviço realizado. 

Em algumas situações, é possível solicitar uma carta de recomendação de outros condomínios, juntamente com o contato de empresas nas quais o serviço foi executado. 

Formas de pagamento 

As formas de pagamento e flexibilidade oferecida também devem ser levadas em consideração. Afinal, este ponto está relacionado tanto à capacidade do condomínio manter o contrato quanto com o planejamento de despesas para os próximos períodos. 

Prazo de entrega 

Neste caso, o prazo irá depender da complexidade do serviço e modelo de contrato.  

Assim, seja para a prestação de serviços pontuais (como manutenções ou pequenas reformas) ou serviços de forma contínua (como serviços gerais), os prazos dos serviços deverão ser avaliados e buscada a solução que possa atender ao condomínio da melhor forma. 

Documentação e contrato 

Estes são dois pontos fundamentais a serem avaliados. 

É comum que alguns condomínios realizem a contratação de terceirizados sem a formalização de um contrato. No entanto, além de ser uma prática ilegal, ela também poderá gerar grandes problemas para o síndico, que poderá responder judicialmente. 

Por isso, verifique se a empresa ou profissional prestador de serviço oferece toda a documentação necessária e contrato para que a negociação possa ser feita para manter todos seguros e com os requisitos, direitos e deveres das partes bem especificados. 

A contratação de terceirizados é um processo complexo e que exige bastante atenção do síndico. Por isso, o ideal é estar sempre amparado por uma empresa que possa oferecer as melhores orientações e direcionamentos para o bem-estar do condomínio. 

Com a Attento você e seu condomínio poderão contar com uma equipe de profissionais especialistas na gestão completa de condomínios!  

Quer saber mais? Entre em contato e solicite uma proposta! 

Role para cima