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Conflito entre moradores: como o síndico faz a mediação?

A vida do síndico é coberta de muitos desafios diários ligados à administração, manutenção da estrutura e, claro, mediação do convívio entre condôminos. Contudo, os últimos meses exigiram um cuidado redobrado com o último desafio citado. Com mais pessoas em casa, o conflito entre moradores também aumentou. Neste artigo, a Attento explicará o que pode ocorrer dentro de cada unidade e o que o síndico pode fazer. Atente-se!

Conflito entre moradores: o que pode ocorrer comumente?

 

Um dos motivos que estampa o conflito entre moradores é a falta de respeito com a hora do silêncio ou até mesmo outros barulhos durante o dia. E não estamos falando apenas da música, não. Ruídos sonoros oriundos de obras, passos, máquina de lavar, etc. Todos eles podem gerar intriga entre vizinhos.

 

Por falar em intrigas, muitas delas começam dentro de casa e, posteriormente, ganham os corredores. O atrito pode gerar novas demandas na mediação de conflito entre moradores para o síndico. Afinal, todas as situações podem gerar motivos para reclamações, inadimplência, encerramento de contrato e até exposição do condomínio para pessoas de fora, administradora e imprensa. 

 

Entenda qual é o papel do síndico em casos de conflito entre moradores

Observação e escuta

A melhor opção para resolver conflito entre moradores não é abafar o caso. O síndico deve ouvir atentamente todos os lados envolvidos na história. Seu papel imparcial contribui para racionalizar o motivo da briga e aplicar uma solução cabível – explicaremos ao longo do artigo.

Postura, acordo e regras

A postura imparcial do síndico condiz com o seguimento do regimento interno e Código Civil. Em outras palavras, ao ouvir cada lado da história, ele precisa fazer valer o que manda as regras. Hora do silêncio, cumprimento dos pagamentos, utilização correta dos espaços, comparecimento nas assembleias, etc. Todas essas cláusulas pesam na hora de direcionar um acordo entre as partes e posteriores – caso seja necessário – penalizações. 

Registro

Por último, tudo deve ser registrado. É extremamente importante que o síndico anote cada conflito entre moradores e o que foi solucionado. Além de manter o histórico atualizado, a atitude contribui para o controle da administradora e também para a resolver rapidamente futuros problemas parecidos.

Veja como a Attento pode facilitar a vida do síndico!

A Attento pode contribuir na administração condominial e facilitar a vida do síndico. 

 

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