Ir para o conteúdo

Síndico, o último trimestre está chegando ao fim! Esteja atento às obrigações de fim de ano!

Planejamento orçamentário

Estamos chegando ao fim do último trimestre do ano, e engana-se quem pensa que as obrigações do síndico ficam limitadas às decorações e festas de final de ano. Precisamos falar das obrigações de fim de ano e do planejamento 2023!  

Além de todas as movimentações festivas, o síndico precisa estar envolvido em concluir as obrigações de 2022, e planejar como será o ano de 2023. 

Este conteúdo vai ajudá-lo a se organizar nesta reta final e não deixar tudo para última hora! 

Boa leitura. 

Obrigações do síndico no último trimestre de 2022 

O fim do ano, sem sombra de dúvidas, é o período mais complexo para o síndico. É o momento em que ele precisa concluir todas as obrigações de 2022 e preparar a previsão orçamentária de 2023. 

Por isso, preparamos um guia para orientá-lo sobre as principais obrigações desta reta final. 

Gastos de final de ano 

Dezembro é o mês em que as contas do condomínio tendem a ficar mais altas. Gastos com decoração de Natal, 13º salário, bonificações a funcionários e fornecedores, são alguns custos característicos dessa época do ano. 

Agora é o momento de avaliar a situação financeira do condomínio, e identificar se o caixa terá dinheiro suficiente para a quitação das contas comuns e extras. Caso contrário, esse também será o momento de uma assembleia extraordinária para reforçar o capital. 

Manutenções prediais 

No final do ano, é intensificado o uso das áreas comuns e de lazer do condomínio. Por isso, o síndico precisa realizar a manutenção preventiva destas áreas. Piscinas, quadras poliesportivas e salão de jogos são áreas, por exemplo, que normalmente precisam receber manutenção.  

Também devem ser revisados os prazos para a dedetização e limpeza de caixa d’água, para que sejam feitos antes do começo do ano. 

Inadimplência de final de ano 

É comum que no final de todo ano o número de inadimplência nos pagamentos das taxas de condomínio aumente significativamente nesse período.  

A melhor alternativa para este caso é adiantar a data de cobrança do boleto, para que os condôminos façam o pagamento antes das viagens.  

Prestação de contas do condomínio 

Na assembleia condominial ordinária deve ser realizada a prestação das contas do condomínio. 

A pasta de prestação de contas do condomínio é algo de extrema importância para que a gestão do condomínio seja eficiente. Nela devem estar todos os documentos relacionados às movimentações financeiras e também devem conter os documentos que comprovem tudo o que foi feito no condomínio. 

Com as notas fiscais, recibos de pagamentos, declaração de valores recebidos e entre outros, essa pasta apresenta com transparência onde o dinheiro dos condôminos tem sido usado.  

É nesta pasta também que constam informações dos condôminos inadimplentes e todo o processo de negociação que tem sido feito para que os valores devidos sejam pagos o quanto antes. 

Todos os condôminos devem ter acesso à pasta, no entanto, a prioridade é dada aos conselheiros do condomínio. Além disso, é preciso que ela fique guardada em um ambiente seguro (seja físico ou virtual). 

Previsão orçamentária condominial 

É um documento que cabe ao síndico elaborar, e sua obrigação está prevista no Código Civil. É um documento complexo, que demanda muita atenção e paciência, e que precisa indicar todos os custos que são previstos para o próximo ano. 

É uma previsão que implica diretamente no reajuste da taxa do condomínio, e para que não ocorram furos, precisa ser muito bem planejada. 

Para elaborar a previsão orçamentária do condomínio, deve-se considerar: 

  • Gastos e inadimplência do ano anterior; 
  • Custos com funcionários (férias, 13º salário, etc); 
  • Contratos e suas renovações; 
  • Melhorias a serem feitas no condomínio; 
  • Imprevistos que podem ocorrer. 

A previsão orçamentária deve ser aprovada em assembleia ordinária. 

Assembleia ordinária 

Como determina o Código Civil, uma assembleia ordinária deve ser realizada no começo do ano. Apesar de ser realizada somente em janeiro, esse também é o momento de ela começar a ser preparada. 

Nessa assembleia, além de ser apresentada a pasta com a prestação de contas do ano anterior e a previsão orçamentária, acontece a eleição de síndico, subsíndico e conselho fiscal. 

A convocação da assembleia ordinária deve acontecer com antecedência, respeitando o prazo que está previsto na convenção. 

Esteja atento! Não perca prazos e nem obrigações! 

As funções do síndico são complexas e demandam muita atenção, por isso é fundamental que o síndico conte com a ajuda de uma administradora de condomínios especializada. 

A Attento oferece as melhores soluções com inovação e transparência nas informações. Conheça nossos produtos e serviços, e conte com nossa ajuda!  

Role para cima